terça-feira, 13 de julho de 2010

Datas Importantes - 5

A ERA MODERNA
Séculos XVII a XX


1. O tempo de expansão ocidental e liberdade religiosa.

A. No começo do século XVII o termo "Anabatista" foi abreviado por causa dos abusos de alguns que usaram este nome. Muitos anabatistas eram hereges.

B. Tolerância religiosa aumentou na terra nova, e emergiu uma vontade nacional de ter liberdade de consciência.

1. Os protestantes quiseram oficializar suas igrejas estatais na América do Norte, mas não foram felizes nesta tentativa.
2. A liberdade que as colônias ganharam da Inglaterra pela revolução trouxe vontade de formar uma nova nação com liberdade religiosa, mas só com muitas lutas. Foram formados os Estados Unidos. Foi adotada a constituição com suas emendas de garantia de liberdade.
3. Antes, e até algum tempo depois da revolução, havia igrejas oficiais em cada colônia. Mas finalmente a perseguição acabou.

C. Os batistas que sobreviveram séculos de oposição e perseguição acharam um solo fértil para plantar sua fé em muitos lugares naquela terra nova.

2. Dois tipos de batistas ingleses foram à América.

A. Batistas Regulares ou Particulares.
1. Não tem nada a ver com o nome de Batistas Regulares no dia de hoje.
2. Creram na redenção particular e não universal. Eram calvinistas.
3. Em 1638 d.C. em Newport, Rhode Island, foi organizada a primeira Igreja Batista Americana pelo pastor John Clark.
4. Em Julho de 1707 d.C. cinco igrejas organizaram a primeira Associação Batista na América na cidade de Filadélfia, Pennsylvania.
5. Praticaram missões. Creram na expansão da obra na terra nova.

B. Batistas Separados ou Gerais.
1. Creram que Jesus morreu por todos. Sua morte é suficiente para todos mas eficiente só para os eleitos, isto é, os regenerados.
2. Eles eram descendentes também dos Valdenses e Lolardos.
3. Não eram protestantes, mas batistas.
4. Também não eram contra as missões. Chegaram mais tarde que os Particulares mas trabalharam muito organizando igrejas pioneiras.

3. Em 1787 d.C. A união dos dois grupos.
Foram chamados Batistas Unidos.
A. A união não foi orgânica. Concordaram em reconhecer um a outro, e deixaram suas diferenças sobre calvinismo. Isto ajudou a expansão missionária das igrejas. Não era necessário levar as suas diferenças da Inglaterra à América.

A ERA DA ORGANIZAÇÃO
1. A expansão rápida do trabalho na terra pioneira.
A. Muitas Associações regionais organizadas.
Em 1800 existia mais ou menos 48 delas, mas só "no século XIX os Batistas começaram a cooperar em organizações nacionais, formadas para fins específicos como, por exemplo, trabalho missionário." (Enciclopédia Britânica CD, 1997).

1. Lembremos de novo que muitas igrejas não fizeram parte de nenhuma associação, ou simplesmente concordava com sua confissão de fé.

B. Que diferença há entre uma Associação e uma Convenção?

1. Jesus e os apóstolos não organizaram nem uma, nem outra.
2. A Associação é um grupo de igrejas da mesma fé e ordem que confraternizam através das suas reuniões feitas de mensageiros (delegados). Na teoria não exerce autoridade sobre a igreja. Na prática sempre existe este perigo.
3. A Convenção é uma organização feita de contribuintes, sejam indivíduos ou organizações, que visa tirar, ajuntar e distribuir o dinheiro de todas as igrejas Batistas na sua área, ou estadual ou nacional. Ela forma juntas de vários tipos para este fim. Queira admitir ou não, a totalidade das igrejas que são membros se formam numa denominação autoritária. As igrejas perdem muita soberania.

2. O movimento missionário moderno.
A. Em 1792 d.C. foi organizada a Sociedade Missionária Batista Particular em Kettering, Inglaterra.
1. Esta foi a primeira convenção organizada no meio dos batistas.

2. Não se consistia de igrejas, mas sim, indivíduos contribuintes.

3. Até esta data, as igrejas foram multiplicadas por missionários mandados pelas suas respectivas igrejas. Não eram profissionais.

4. Foi organizada para sustentar William Carey na Índia. Foi ele que depois batizou os missionários Congregacionalistas Adoniram Judson e Luther Rice que foram dos Estados Unidos.

B. No dia 18 de maio de 1814 foi organizada a primeira convenção batista na América, na cidade de Filadélfia, Pennsylvania. (Christian, op..cit. II, p. 393).
Foi um xerox da Sociedade Missionária dos Congregacionalistas. Luther Rice introduziu este sistema para arranjar dinheiro para seu colega Judson que deixara na Índia.

1. Foi absolutamente desnecessário organiza-la. Havia 2.000 igrejas batistas nos Estados Unidos na época. Podia praticar missões diretas.

2. O motivo ou objetivo: "eduzir (extrair), ajuntar e dirigir os recursos da denominação batista inteira." Traduzindo, é o controle das igrejas.

3. Esta Convenção fazia reuniões cada três anos. Seu nome: "General Missionary Convention of the Baptist Denomination in the United States," mas o povo chamou-a "A Convenção Triênio."

C. Houve muita oposição à formação da Convenção.
1. Muitas igrejas eram simplesmente Batistas. Eram independentes. Não quiseram fazer parte de organizações Jesus não autorizou. 2. O trabalho nosso no Brasil é descendente destas igrejas. Não somos contra missões mas não há necessidade de formar organizações maiores que a igreja local.

D. Em 1830 (aproximadamente) surgiu um movimento anti-missionário.

1. Houve reação exagerada na parte de muitos.

2. Os ultra-calvinistas, especialmente, rejeitaram as juntas das missões. mas também começaram uma campanha contra escola dominical, música instrumental na igreja, educação do ministro, etc.

3. Muitas destas igrejas são chamadas "primitivas" ou "escola velha." Alguns irmãos (sem piedade) as chamam de "cascaduras."

4. Deste movimento anti-missionário surgiu também os Campbelitas que se chamam "A Igreja de Cristo."

5. Alguns lideres do movimento foram: Samuel Trott, Joshua Lawrence, John Taylor, Daniel Parker, Beebe, e outros.

E. Em 1845 Foi organizada em Augusta, Georgia, a Convenção Batista do Sul.
1. Depois houve discordância entre o norte e o sul sobre a escravidão.

F. Em 1905 A organização da Associação Geral dos Batistas por alguns que saíram da Convenção do Sul por causa do seu governo centralizado.

G. Em 1907 foi organizada a Convenção Batista do Norte que mudou seu nome para Convenção Batista Americana em 1950. Seu nome atual é Igrejas Batistas Americanas nos Estados Unidos, desde 1973. É liberal, mais protestante que batista, faz parte do Concílio Nacional das Igrejas e o Concílio Mundial das Igrejas de Cristo, umas organizações ecumênicas.

H. Em 1924 A Associação Geral dos Batistas reuniu na cidade de Texarkana, Arkansas-Texas (minha cidade) para ser reorganizada. Adotou o nome de Associação Batista Americana (ABA).

1. Creram que nas convenções a igreja local perde sua autonomia.
2. Creram que a comissão foi dada à igreja, e não à convenção.
3. Eram "Landmarkers" ou irmãos que queriam voltar para a Bíblia como a nossa autoridade espiritual em tudo. É contra o batismo alheio e confraternização com protestantes, etc.
4. Os líderes originais disseram que praticariam "missões diretas," mas nos últimos anos, como TODAS as organizações extra-bíblicas, tem uma comissão para dizer quem é, e quem não é missionário, etc.

I. Em 1950 Houve uma divisão na Associação Batista Americana em Lakeland, Flórida causada por diferenças de liderança.

1. Havia diferenças sobre quem podia representar a igreja como seu mensageiro.
2. O novo grupo formou a NABA (North American Baptist Association). Depois mudou o nome para BMAA (Associação Missionária Batista da America). Ela mandou alguns missionários ao Brasil na época, aproveitando alguns elementos que saíram da Convenção Batista Brasileira.
3. Simplesmente é mais uma organização desnecessária para obedecer a comissão de Cristo!

J. Em 1928 "World Fundamental Baptist Missionary Fellowship" foi fundada pelo redator do jornal "The Baptist Standard" de Texas e pastor da Primeira Igreja Batista de Fort Worth, Texas, J. Frank Norris. O nome atual é World Baptist Fellowship.

1. Feita de igrejas cansadas do modernismo na Convenção Sulista.
2. Norris era bom pregador, mas tipo "ditador." A própria igreja dele não decidia muita coisa.
3. Foi fundada nesta época o "movimento fundamentalista."
4. Qualquer organização maior que a igreja local tira a autonomia dela.
5. A palavra "Fellowship" significa Confraternização. É uma convenção.

K. Em 1932 Organizada a GARB ou Associação das Igrejas Batistas Regulares, em Illinois, com 22 igrejas representadas.

1. Saíram da Convenção do Norte por causa do modernismo e excessiva autoridade sobre as igrejas. É o mal de TODAS as Convenções.
2. Os Batistas Regulares do Brasil tem sua origem na GARB.

L. Em maio de 1950 foi organizada a BBFI, ou "Baptist Bible Fellowship International" por causa das brigas internas da World Baptist Fellowship e o domínio do Pr. Norris em praticamente tudo.
1. Esta organização, como as demais, declara que as igrejas que cooperam com ela são independentes. É verdade se o pastor e a igreja não contrariar os líderes da organização.

2. A maioria deles ensinam a teoria das "duas igrejas," a local e visível e também a invisível feita de todos os crentes.

3. São fracos quanto a questão de receber membros de outras denominações. Alguns recebem batismo alheio .

Fonte: Sola Scriputa

Nenhum comentário:

Postar um comentário